Os flash mob’s já viraram uma onda em todo o mundo. Como o nome sugere (flash mob é a abreviação para flash mobilization) trata-se de uma mobilização rápida na qual uma algomeração instantânea de pessoas em um local público realiza uma ação inusitada e previamente organizada
Normalmente as ações são combinadas pela internet, algo inofensivo e engraçado, e acontecem num curto período de tempo. Para efeitos de impacto, a dispersão é feita com a mesma instantaneidade.



Os flash mob são uma excelente estratégia de marketing e uma ótima forma de diversão e descontração, mas também podem ter um caráter de protesto como já aconteceram em algumas ocasiões no mundo. Exemplos:
->Na Espanha, após os atentados terroristas aos trens em 11 de março de 2004, vários espanhóis enviaram via SMS mensagens pedindo para que dois dias depois se reunissem para uma mobilização em favor dos mortos pelo ataque terrorista, e nessas mensagens a repetição da palavra “pásalo” (repasse, em espanhol) tornou-se um ícone desse mob. O resultado veio no dia 13 de março, onde as pessoas se reuniram de maneira espontânea protestando contra o governo por ocultar dados sobre o atentado terrorista. Ficou também conhecida como “La rebelion de los SMS”.
->Na Rússia, um grupo de pessoas se reuniu ao redor de um caixão e deram-se as mãos em luto formando um quadrado, declarando a “morte da democracia em 2003. Por lá, pela repressão às revoltas ou protestos ser intensificada, flash mobs são preferências cada vez mais aceitas por serem organizadas rapidamente, atraírem muitas pessoas e depois se dispersa tão rápido quanto apareceu, impedindo a ação da polícia muitas vezes.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011 Posted in | | 0 Comments »

One Responses to "Flash Mob"

Write a comment