Nesse post vou falar um pouco sobre a viagem feita do dia 26 ao dia 29 de agosto para Bichinho.
Essa foi uma viagem muito especial, serviu para conhecer melhor a turma e os professores, ter contato com um novo lugar, completamente diferente do nosso cotidiano em Belo Horizonte, aprender muitos conceitos novos, observar e perceber o espaço de uma maneira diferente, conhecer e ser acolhidos pelas pessoas desse lugar e levantar alguns questionamentos e reflexões também.
Bichinho conserva as características de uma cidade de interior antiga, as ruas são tranquilas, o movimento fica a cargo dos turistas que vão passar o dia lá interessados principalmente no artesanato.

Interior do Atelier do Zequinha

A maioria das edificações tentam manter o aspecto de antigas, muitas são realmente feitas de adobe, mas outras apenas utilizam essa técnica em sua fachada e fazem o restante de alvenaria, afinal a maior parte dos turistas vai se atentar somente as fachadas e elas são suficientes. Em relação ao edifícios pude observar que algumas construções em andamento não estão seguindo a proposta das casas mais antigas dos moradores nativos. São casas que, diferente do restante da cidade, não utilizam os materiais tipicos, são cercadas por enormes muros e desse modo não dialogam com o restante da cidade e do ambiente. Como não há um plano diretor ou um órgão responsável por isso, o vilarejo corre o risco de passar por um processo de descaracterização nos próximos anos. Os novos moradores, turistas e recém chegados à cidade devem estar atentos a isso.

Casa em Bichinho

Exercício de croquis:
Primeiro croqui, após percepecção somente através do tato

Segundo croqui, de observação

As três opções do meu grupo para a performance e interpretação:
1- Atelier do Zéquinha:
Croquis:

Croqui da Fachada

Croqui do interior

2- Coisas de Macela:


Croqui

3- Escola Municipal Getúlio Silva
Rampa e escada que dão acesso ao pátio

Parte do pátio coberta e refeitório

Fachada da escola

(Os croquis estão em outro post)

Após um longo debate e reflexões o grupo chegou a conclusão de que a Escola seria a melhor escolha para nossa intervenção uma vez que se trata de um local muito rico, que oferece um diálogo, em que poderemos ter uma ampla participação das crianças, seus pais e dos funcionários da Escola. Além disso trata-se de um lugar público o que pode contribuir para o trabalho ter um resultado ainda mais interessante. Agora é hora de buscar referências, colocar as ideias no papel e tentar executar a melhor intervenção possível!
Até o próximo post








domingo, 4 de setembro de 2011 Posted in | | 0 Comments »

One Responses to "Viagem Vitoriano Veloso- Bichinho"

Write a comment